O Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN) promove no dia 28 de abril, terça-feira, um encontro intitulado “A Mesa com a Constituição: qual a sua força para responder aos desafios atuais?”.
“A iniciativa insere-se nas comemorações dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa e tem como público destinatário os estudantes universitários, mas é aberta a toda a comunidade”, refere nota enviada ao Correio de Coimbra.
O serão tem início às 21h15, no salão do CUMN, e consiste numa “mesa redonda sobre a história e o papel da Lei Fundamental portuguesa, após 50 anos de vigência”.
“Iremos refletir, nomeadamente, sobre se a Constituição portuguesa continuará a garantir a proteção e promoção dos direitos fundamentais e se será capaz, nos próximos anos, de fazer frente aos desafios atuais, nomeadamente as derivas autoritárias e a polarização social e política”, acrescenta.
Os dois convidados são Paulo Mota Pinto, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e ex-juiz do Tribunal Constitucional, e Sérgio Sousa Pinto, Político e ex-deputado à Assembleia da República, com longa experiência no debate parlamentar e na vida pública portuguesa.
A iniciativa inicia com a missa dos universitários, às 19h15, seguida de jantar para universitários, que requer inscrição prévia, através das redes sociais do CUMN.


