• Home  
  • Movimento Mensagem de Fátima de Coimbra apoiou peregrinos em vários postos
- Diocese

Movimento Mensagem de Fátima de Coimbra apoiou peregrinos em vários postos

Santuário de Fátima acolhe peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio 

Foto: MMF Coimbra

O Movimento Mensagem de Fátima de Coimbra apoiou peregrinos em vários postos, cuidando dos pés, proporcionando banhos quentes e refeições.

“Entre passos cansados e gestos de esperança, continuam a surgir “Os Rostos do Caminho”, peregrinos, guias e voluntários que vivem esta experiência com fé, entrega e espírito de serviço”, revela nota na rede social.

O Movimento Mensagem de Fátima de Coimbra estendeu-se em vários postos ao longo do caminho até ao Santuário de Fátima onde, esta terça e quarta-feira, acontece a peregrinação aniversária de maio. 

“Cada testemunho recorda-nos que peregrinar é caminhar juntos: apoiar, escutar, acolher e nunca deixar ninguém para trás”, acrescenta.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, disse em declarações à Agência Ecclesia que as peregrinações que levam por estes dias muitos peregrinos a pé traduzem uma “inquietação interior”, sendo também uma “experiência intergeracional”.

“A peregrinação nestes dias, e nestes moldes, com estes grupos revela-nos o quanto esta inquietação interior, esta necessidade de procurar algo mais do que aquilo que são as respostas que o dia-a-dia nos vai dando, está no coração, seja dos mais jovens, seja dos adultos, seja dos mais velhos. E estes grupos acabam por ser um momento de experiência também intergeracional, em que as pessoas das várias idades, várias sensibilidades, se ajudam mutuamente nessa busca comum de sentido para as suas vidas”, explicou.

Cerca de 200 grupos já estão registados no site, sendo que a maioria deles, cerca de dois terços, está a caminho da Cova da Iria a partir das rotas do norte e provêm dos distritos como Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra.

O Santuário informa que é da zona norte que vêm os grupos de peregrinos com maior expressão, sendo que, entre os 32 grupos que provêm desta rota, os dois mais representativos têm origem na paróquia de Castelões de Cepêda, diocese do Porto, e reúnem, em conjunto, mais de 900 peregrinos.

O padre Daniel Mendes, assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima e sacerdote da diocese de Coimbra, realça que, para o Movimento da Mensagem de Fátima, a peregrinação de maio requer “muita atenção”, porque “são muitos grupos envolvidos que peregrinam a pé” pelas ruas das vilas e cidades portuguesas, de norte a sul do país.

“Preocupa-nos as questões da segurança, muito, por isso é que nós temos os parceiros, a GNR, são parceiros muito importantes”, bem como as infraestruturas das estradas e os caminhos de Fátima, referiu.

O MMF promove também, ao longo do ano, formações que versam o antes da peregrinação, isto é, a parte logística, onde se começa a trabalhar os lados físico e espiritual, com caminhadas e encontros.

“Depois, no durante, esta preocupação toda com a segurança no caminhar em fila, o colete, os carros de apoio”, acrescentou.

Também na chegada ao Santuário, o padre Daniel Mendes ressalta que é necessário ter em conta algumas indicações, como respeitar o espaço de oração e procurar os postos de apoio a peregrinos.

“Também temos local para alojar pessoas. O santuário disponibiliza, como sabemos, alguns espaços para acolher os peregrinos a pé, disponibilizamos uma sopa, damos algum tipo de apoio também”, mencionou.

O Movimento da Mensagem de Fátima é uma associação canónica de fiéis, erigida pela Conferência Episcopal Portuguesa, que tem como missão difundir e viver a Mensagem de Nossa Senhora de Fátima.

O Secretariado Diocesano de Coimbra do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) promove a vivência e difusão da mensagem de Fátima, focado na oração, formação e serviço. 

(Com Agência Ecclesia)

Foto: MMF Coimbra

2026 © Correio de Coimbra  |  Desenvolvido por fredericomartins.pt