O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, dirigiu uma mensagem a todos os afetados pela depressão Kristin, descreveu a situação como “dramática” e apela à mobilização coletiva baseada na caridade e entreajuda.
O distrito de Coimbra foi um dos mais afetados pela depressão Kristin e D. Virgílio Antunes afirma que a “Igreja está disponível para abraçar todos”.
“Da parte da Igreja estamos disponíveis para abraçar a todos e para dar o auxílio necessário àqueles que estão em maiores situações de vulnerabilidade”, reforça.
“Muitos estão em situação de apreensão e de sofrimento quanto ao presente e quanto ao futuro”, escreveu D. Virgílio Antunes.
A mensagem sublinha o impacto direto da tempestade na vida quotidiana das populações, referindo-se àqueles que foram atingidos, nas casas, carros e bens e “que se encontram agora privados de serviços essenciais como eletricidade, água e comunicações”.
O Bispo de Coimbra pede que todos “estejam atentos às necessidades do seu próximo” e defende que o “espírito de caridade que sempre nos deve marcar em todas as situações esteja mais presente ainda nestes momentos trágicos que a sociedade portuguesa está a viver”.
“Juntos, é mais fácil ultrapassarmos as dificuldades que agora estamos a sentir”, referiu.
Ao abençoar os trabalhos de recuperação em curso, “de instituições públicas e privadas e da própria igreja e de todos aqueles que têm no coração as necessidades do seu próximo”, D. Virgílio Antunes pediu a “disposição” para rezar uns pelos outros para que a ninguém falte a esperança.
“Estejamos ainda dispostos a rezar uns pelos outros para que a ninguém falte a esperança para refazer tudo aquilo que perderam para encontrar os meios adequados para dar continuidade ao seu projeto de vida”, desejou.

