Os Catequistas da Unidade Pastoral de Emaús Pombal e Comunidade reuniram-se na Igreja de Vila Cã, no Dia do Catequista, para viverem um momento de oração, inspirado no Plano Pastoral Diocesano e iluminado pelo lema “No Espírito de Cristo está toda a nossa vida”.
“Foi um tempo de encontro com Deus, centrado na ação do Espírito Santo e na identidade do catequista como discípulo missionário, chamado a viver e a testemunhar o Evangelho com autenticidade e alegria”, informa nota enviada ao Correio de Coimbra.
A oração foi presidida pelo padre Custódio Hanga e contou com a presença especial do nosso pároco, padre Pedro Luís, e do diácono Jorge Ferreira.
“O início foi com a invocação do Espírito Santo, pedindo luz, conversão interior e força para a missão evangelizadora confiada a cada catequista. A Palavra de Deus ocupou um lugar central, com a proclamação do texto dos Actos dos Apóstolos, referente ao dia de Pentecostes (At 2,1-4), que recorda o nascimento da Igreja, e do envio missionário narrado no Evangelho segundo São Mateus (Mt 28, 17-20), onde Jesus confia aos discípulos a missão de fazer novos discípulos em todos os povos”, acrescenta.
As reflexões ajudaram a “compreender que a fé não é apenas um momento pontual, mas um verdadeiro estilo de vida, no qual cada baptizado é chamado a ser missionário” e a figura de São Paulo foi evoacada, por ocasião da celebração da sua conversão, como “exemplo de coragem, entrega total e ardor missionário, inspirando todos os catequistas no seu caminho de serviço”.
Houve ainda um momento de introspecção pessoal, marcado por um gesto simbólico: “cada participante acendeu e deixou uma vela ao Espírito Santo, confiando-Lhe as suas intenções, pedidos e agradecimentos”.
“Como sinal de envio, cada um recebeu uma pequena lembrança, recordando que o Espírito Santo caminha sempre connosco e sustenta a missão de cada um. O encontro terminou com um cântico, no qual os catequistas renovaram a sua disponibilidade para servir e anunciar o Reino de Deus no mundo de hoje, fortalecidos pela presença e pela ação do Espírito Santo”, termina.

