• Home  
  • Coimbra acolhe o sétimo aniversário do Documento sobre a Fraternidade Humana
- Caminhos

Coimbra acolhe o sétimo aniversário do Documento sobre a Fraternidade Humana

Uma iniciativa da Subcomissão para o Diálogo Interreligioso (SCDIR) e da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)

Foto: DR

A diocese de Coimbra vai acolher no próximo dia 03 de fevereiro, no Convento de São Francisco, das 15h00 às 18h00, uma tarde de reflexão interreligiosa para assinalar o sétimo aniversário do documento sobre a Fraternidade Humana. 

A Subcomissão para o Diálogo Interreligioso (SCDIR) da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai promover este encontro que conta com a organização local do frei Fabrizio Bordin, franciscano conventual e pároco da Unidade Pastoral de Santo António dos Olivais.

“A iniciativa pretende aprofundar o significado deste documento histórico, reforçando o compromisso das comunidades cristãs com a cultura do encontro, a amizade social e a construção de pontes entre povos e tradições religiosas”, refere nota enviada ao Correio de Coimbra. 

O programa contará com três intervenções principais, reunindo vozes de referência no diálogo interreligioso e na reflexão sobre a paz mundial: Cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca Latino de Jerusalém, que abordará os desafios atuais da convivência e da paz no Médio Oriente – através de videoconferência; Adnane Mokrani, professor de Teologia Islâmica na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), especialista em diálogo islâmicocristão, que refletirá sobre o contributo do Documento para a cooperação entre religiões e Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, que apresentará uma leitura académica e cultural da fraternidade humana no contexto global contemporâneo.

O encontro conta com a apresentação, moderação e comentário às três apresentações de Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz.

Numa nota enviada à comunicação social, a SCDIR sublinha que “este momento é uma oportunidade para renovar a atenção ao diálogo interreligioso e à promoção da paz”.

O Documento sobre a Fraternidade Humana foi assinado a 4 de fevereiro de 2019, em Abu Dhabi, durante o Encontro Internacional sobre a Fraternidade Humana. 
O encontro é gratuito mas de inscrição obrigatória, através de formulário online.

2026 © Correio de Coimbra  |  Desenvolvido por fredericomartins.pt