A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) elege os seus novos órgãos diretivos para o triénio 2026-2029 durante a próxima Assembleia Plenária, que decorre de 13 a 16 de abril, em Fátima.
Os trabalhos da 214.ª reunião magna do episcopado português realizam-se na Casa Nossa Senhora das Dores.
De acordo com um comunicado enviado pelo Gabinete de Comunicação da CEP, o programa de trabalhos integra a avaliação do momento atual da proteção de menores e adultos vulneráveis.
Os bispos analisam também a evolução do processo sinodal e o Relatório de Contas de 2025 do Secretariado-Geral da CEP.
A agenda prevê a apreciação do quadro de referência para a Pastoral Juvenil em Portugal e de um documento evocativo do oitavo centenário da morte de São Francisco de Assis.
O ato eleitoral para a escolha da direção da CEP está agendado para o dia 14 de abril, mediante determinação e validação da própria Assembleia.
O arranque do encontro acontece na tarde de segunda-feira, às 16h00, com as palavras do atual presidente do organismo, D. José Ornelas.
A habitual conferência de imprensa no final dos trabalhos está agendada para quinta-feira, no Centro Pastoral Paulo VI, com a presença dos novos responsáveis.
Em novembro, a CEP aprovou nem Assembleia Plenária a reorganização das comissões episcopais, que se traduz na autonomização da Pastoral Social da Mobilidade Humana e das Comunicações Sociais da Cultura e Bens Culturais.
Desde o triénio 2011/2014, a dinamização dos diferentes setores da pastoral da Igreja Católica estava agrupada em sete comissões episcopais: Educação Cristã e Doutrina da Fé; Pastoral Social e Mobilidade Humana; Laicado e Família; Vocações e Ministérios; Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; Liturgia e Espiritualidade; e Missão e Nova Evangelização.
A CEP foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005; é o conjunto dos bispos das dioceses que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços.
(Com Agência Ecclesia)

