A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reunida em Fátima, elegeu, esta terça-feira, dia 14 de abril, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, como Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, para o triénio 2026-2029.
“Foi eleito Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa D. Virgílio do Nascimento Antunes e Vice-Presidente D. José Manuel Garcia Cordeiro. Como vogais do Conselho Permanente, a Assembleia elegeu D. António Augusto de Oliveira Azevedo, D. António Manuel Moiteiro Ramos, D. Armando Esteves Domingues e D. José Augusto Traquina Maria. O Conselho integra ainda D. Rui Manuel Sousa Valério, uma vez que o Patriarca de Lisboa é membro nato”, como nota enviada ao Correio de Coimbra.
A Diocese de Coimbra já se manifestou congratulando-se com a eleição e pedindo orações para que seja proveitosa a sua missão na condução do episcopado português no próximo triénio.
“A Diocese de Coimbra congratula-se com a eleição de Dom Virgílio Antunes para presidente da Conferência Episcopal Portuguesa”, pode ler-se.
O Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, os Presidentes das Comissões Episcopais e os Delegados eleitos “serão divulgados posteriormente”.
D. Virgílio do Nascimento Antunes nasceu na aldeia da Pia do Urso, paróquia de São Mamede, na Diocese de Leiria-Fátima, tem 64 anos. Há 40 anos foi ordenado sacerdote, num dia que começou muito cedo.
Ao Correio de Coimbra, na edição de 25 de setembro de 2025, abriu o caderno de memórias, partilhou momentos felizes que viveu, confidenciou que gostaria de ter sido pároco. A proximidade e o contacto com as pessoas são a força motriz nos seus dias, como Bispo de Coimbra.

