No Domingo de Páscoa realiza-se a visita pascal às famílias católicas da Paróquia de Ançã.
“À semelhança dos últimos anos, o Compasso leva as bênçãos de Cristo Ressuscitado a cada família e a cada pessoa presente em casa. Quatro cruzes percorrem as habitações da paróquia, permanecendo em média pouco mais de três minutos em cada lar ”, refere nota enviada ao Correio de Coimbra.
As ruas da vila enchem-se de animação, “com pessoas de todas as idades junto às portas, aguardando com entusiasmo a chegada do Compasso e convidando-o a entrar nas suas casas”.
“No interior, espera-os uma mesa recheada com o melhor que a família anfitriã tem para oferecer, iguarias típicas, doces, bebidas bem como uma contribuição monetária, discreta, mas generosa para a Paróquia”, indica.
Quando a noite cai, todos os elementos envolvidos na visita, incluindo o Pároco Manuel de Jesus e um sacerdote brasileiro, encontram-se no jantar em “agradecimento a todos os que colaboraram e ajudaram”
A esse momento de convívio juntam-se também o ex. Vigário-Geral da Diocese, Padre Pedro Miranda, natural de Ançã, e, como é habitual, o Bispo Emérito de Santarém, D. Manuel Pelino.

